Plano de Cargos e Salários

Trata-se de um conjunto de regras que estabelece como se estruturam os cargos da empresa, bem como quais são as responsabilidades de cada um, sua remuneração e como cada colaborador pode progredir na empresa.

Com um plano de cargos e salários bem estruturado, é possível que, não só a empresa, mas os seus colaboradores tenham plena noção de como ela funciona e quais são os passos necessários para o seu desenvolvimento. Isto facilita determinar quais funcionários são passíveis de uma promoção, bem como o funcionário saber quais passos são necessários para que almeje uma nova posição ou faixa salarial. A empresa passa, então, a ter regras claras e transparentes para todos os envolvidos.

Para a criação desse plano, são levados em consideração diversos fatores com o intuito de aprimorar a distribuição de responsabilidades.

Isso é feito por meio da classificação dos cargos em níveis de importância para sua empresa, estabelecendo assim a remuneração mais justa para cada um, considerando justamente a responsabilidade que cada cargo carrega.

Para isso levamos em consideração a realidade atual da empresa, buscando sempre atender seu plano de metas. Criamos assim um plano plausível e condizente com o que a empresa pode proporcionar sem deixar de lado a realidade do mercado. Levando esses pontos em consideração, garantimos como meta a melhoria do desempenho geral da equipe, pois estarão mais seguros em relação ao nível de satisfação com a empresa. O funcionário que possui claras as metas de crescimento da empresa e como ela é bem delineada se empenha mais em colaborar, pois vê o retorno não só na empresa como um todo, mas também no seu crescimento profissional e consequentemente pessoal.

Após analisados todos os pontos pertinentes à elaboração do plano, é entregue um relatório com toda a proposta de remodelação e as mudanças necessárias, mostrando ainda quais as eventuais dificuldades em sua implantação, bem como os resultados esperados. Ademais, apresentamos o novo organograma da empresa com o descritivo de cada cargo e suas respectivas responsabilidades, remuneração e plano de carreira.

Para que o plano seja de fácil aplicação e revisão, quando necessário, utilizamos uma metodologia de fácil absorção por parte do cliente. Nossa missão é facilitar, e isso se reflete nos nossos produtos. Assim, o dividimos em três pontos principais:

Plano de Cargos

Nele são definidos e estabelecidos os níveis hierárquicos de cada cargo, a faixa salarial e eventuais planos de carreira. Uma vez os cargos bem delineados, é possível trabalhar uma lógica da relação responsabilidades /cargo e, futuramente, se discute o salário. É um momento fundamental para a elaboração do plano pois nele é definido o valor que cada cargo possui na empresa. Este valor é levado em consideração no momento da definição de salários.

Para que seja possível a elaboração do plano de cargos é criado um Comitê de Avaliação de Cargos que juntamente ao consultor Duplo Foco irá analisar os fatores de avaliação, definir os graus de incidência de cada um, criar uma matriz de pontuação dos cargos, definir a estruturação e a ordenação dos cargos. Tudo isso através de reuniões de avaliação e revisão até que se estabeleça um plano final da estrutura de cargos, tornando possível assim o próximo passo para realização do plano.

Pesquisa Salarial

Trata-se de o segundo ponto principal para a criação do Plano de Cargos e Salários, é onde se estabelece quais os salários praticados para determinados cargos. A pesquisa é feita levando-se em consideração o ramo de atividade da empresa, suas características, porte, dentre outros fatores determinantes na sua estrutura e formação. Após esses pontos levantados, é feita uma pesquisa junto aos concorrentes, dados disponibilizados na mídia e junto ao mercado em que está inserida para que haja uma base de comparação.

Plano de Cargos e Salários

É o passo final para a elaboração do plano; e nada mais é que a reunião dos pontos já estudados: uma vez definidos os cargos e a pesquisa salarial feita, forma-se então a primeira versão do Plano de Cargos e Salários. Isso é feito através do já mencionado sistema de pontuação dos cargos e assim alia-se os pontos às faixas salariais estudadas. Posteriormente, a versão inicial é discutida com o comitê até que se alcance um consenso em sua aplicação, sempre lembrando de ser condizente com a realidade da empresa.

É importante ressaltar que para que o Plano de Cargos e Salários funcione, é necessário não só que a empresa e seus dirigentes realmente abracem a ideia, como também que o mesmo seja muito bem estruturado. Assim, nós da Duplo Foco frisamos o nosso compromisso com o cuidado que deve ser tomado para a elaboração do mesmo.

O prazo de execução de um Plano de Cargos e Salários é de no mínimo 30 dias e o investimento varia conforme o porte, característica e localização de sua empresa.

 

Entre em contato conosco e solicite um orçamento sem compromisso.

Voltar